WhatsApp Vendas 6492246388 Watzapp Reservas Temporada 6492318986
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nosso site. Conheça nossa Política de Privacidade
Aceitar

Notícias do mercado imobiliário

Guia Passo a Passo para Financiar a Compra de um Terreno e Construção de sua Casa

Realizar o sonho de construir a própria casa pode parecer um desafio, especialmente quando se trata de financiamento. Mas não se preocupe! Preparamos este guia passo a passo para ajudá-lo a financiar a compra do terreno e a construção de sua casa. Vamos descomplicar o processo para que você possa realizar seu sonho sem problemas.

O que é o financiamento de terreno e construção?

A Caixa Econômica Federal oferece uma linha de financiamento que permite a você e sua família comprar um terreno e construir sua moradia. O melhor de tudo é que o seu FGTS pode fazer parte do pagamento. O financiamento é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação e tem como garantia a alienação fiduciária.

Como financiar a compra de terreno e construção?

Para ajudar, preparamos este artigo com as etapas para você financiar a compra do terreno e a construção de sua casa. Você entenderá de forma simples e rápida como deve proceder para não ter problemas na hora de realizar seu sonho.



O que é

Nessa linha de financiamento, a Caixa ajuda você e sua família a comprar seu terreno e construir a sua moradia e o seu FGTS pode fazer parte do pagamento. O financiamento é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação e tem como garantia a alienação fiduciária.



Como funciona o processo?

1 - Definição da sua capacidade de financiamento:


Qual a sua real capacidade de financiamento?

Essa informação é fundamental no processo, e é obtida através de uma simples simulação junto à imobiliária. Onde você deve responder um questionário para gerar o valor máximo de crédito possível para a aquisição do imóvel



As informações devem estar corretas, pois determinarão o seu potencial financeiro para se comprometer com o crédito imobiliário.



A simulação, como o próprio nome diz, fornece uma prévia dos possíveis valores que a CAIXA poderá liberar, mas para termos certeza do valor a ser liberado é necessário separar os documentos pessoais e os comprovantes e solicitar uma aprovação de crédito.



Abaixo, listamos os critérios para a obtenção de financiamento imobiliário junto a CAIXA:



Ter mais de 18 anos ou ser emancipado com 16 anos completos;

Ser brasileiro ou possuir visto permanente no país;

Possuir capacidade civil e de pagamento;

O seu nome não pode estar em cadastros de devedores, como SPC e SERASA;

A prestação não pode ser maior que 30% da sua renda familiar mensal bruta;

Não ter empréstimos ou financiamentos em andamento

A garantia do financiamento é a alienação fiduciária do imóvel, ou seja, o imóvel é dado como garantia de pagamento ao financiamento feito com a CAIXA. Em caso de inadimplência, a CAIXA pode tomar o imóvel para quitar o saldo devedor.

Solicite sua simulação de crédito imobiliário clicando aqui



2 – Encontre o terreno ideal


Com a ajuda de um corretor de imóveis habilitado, deve iniciar o processo de busca pelo terreno, dentro dos critérios estabelecidos pelo seu perfil (limite de valor, localização, topografia, posição solar, entre outros.)



Neste momento é importante o acompanhamento do corretor responsável em todo o processo, até a assinatura junto ao banco.



3 – Elaboração do Projeto Arquitetônico, Cronograma Físico-Financeiro da obra e Memorial Descritivo


Após encontrar o terreno e formalizar o contrato de compra e venda, deve-se providenciar o quanto antes junto a um arquiteto ou engenheiro, a elaboração e aprovação do projeto arquitetônico da futura casa junto a Prefeitura.



Com o projeto arquitetônico definido, deverá ser providenciado o cronograma físico-financeiro da obra e o memorial descritivo, onde será descrito o tempo de execução da obra, com o detalhamento dos serviços que serão executados e o percentual de conclusão à cada mês, assim como o detalhamento de todos os materiais que serão empregados na construção.



4 – Avaliação do Terreno, análise jurídica e assinatura da escritura junto ao Banco


Depois de aprovar o projeto, elaborar o cronograma físico-financeiro e o memorial descritivo, é montado o dossiê com o pedido de financiamento, o banco irá enviar um engenheiro para averiguar se o terreno atende todos os requisitos para liberação do financiamento e se ele pode ser usado como garantia pela Caixa.



Com aprovação do terreno pela engenharia, todos documentos seguem para a análise jurídica do banco, com tudo certo ele libera o contrato de financiamento, que por lei, tem força de escritura para ser assinado.



4 – Construção


Após concluir a documentação, o financiamento aprovado e o contrato assinado, você deve decidir se contratará uma empresa que será responsável pela construção e fará toda obra, inclusive fornecendo o material, ou se você mesmo administrará a contratação de mão de obra e compra dos materiais.



A Caixa Econômica Federal trabalha com o sistema de reembolso, isto significa que você precisará dispor de recursos próprios para pagar a primeira etapa da obra e ser ressarcido pelo banco após o engenheiro constatar que tudo foi cumprido de acordo com o cronograma físico-financeiro

08/05/2024